Alergia em gatos: as 4 causas mais comuns e seus tratamentos

Com certeza você já conheceu ou até mesmo conhece alguém que é alérgico a gatos. No entanto, embora você possa não perceber, a alergia em gatos também é comum e há uma série de coisas que o seu gato pode ser alérgico, incluindo você e seus hábitos.

Assim como os seres humanos, os gatos podem desenvolver uma alergia a qualquer coisa em qualquer momento em suas vidas. Se o seu gato está sofrendo com uma alergia, você conseguirá identificar a partir de vários sintomas, como febre, corrimento nasal (nariz escorrendo), nariz entupido, olhos lacrimejando e, principalmente, seu gato espirrando muito. Enfim, as mesmas coisas que os humanos alérgicos sofrem.

Bem como esses sintomas óbvios de alergia que causam certo desconforto em seu gato, alergia em gatos também pode produzir outros sintomas, como transtornos digestivos (diarreia em gatos) e de sensibilidade, pele muito seca ou coceira.

Descobrir a causa da alergia do seu gato é, definitivamente, a primeira etapa para controlá-la e, posteriormente, resolvê-la. Inevitavelmente, esta é a parte mais desafiadora de todo o processo, já que alergias tendem a ir e vir, diminuir e piorar.

Por conta disso, o ideal é conhecer um pouco sobre as alergias mais comuns em gatos, facilitando assim o processo de identificação e fornecendo ao seu veterinário uma informação valiosa para tratar a alergia do seu gato e, por fim, resolvê-la.

E é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Separamos as 4 causas mais comuns de alergias em gatos e também as substâncias e materiais  mais comuns que costumam provocar a alergia em si. Continue conosco para saber mais. Vamos lá?

O que causa a alergia em gatos?

Antes de partimos para as alergias mais comuns em gatos, deixe-nos explicar o que realmente causa a alergia em nossos bichanos – serve para os humanos também.

Assim como nos seres humanos, o objetivo do sistema imunológico dos gatos é manter os agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos fora do corpo, destruindo qualquer agente infeccioso que queira invadir o corpo.

As alergias são causadas por uma resposta inadequada a uma substância que, normalmente, é considerada inofensiva. Em um gato com alergia, o sistema imunológico do bichano reage de forma excessiva a substância.

Há 4 causas de alergias em gatos: alimentos, insetos, agentes inalantes e contato.

1. Alergia à comida

Disparado como uma das alergias mais comuns em gatos, a alergia alimentar envolve inúmeras coisas e, consequentemente, você não vai chegar perto de uma solução.

Em alguns casos, mudar a marca da ração ou experimentar uma alimentação natural para gatos pode aliviar seus sintomas, mas você raramente descobrirá a qual alimento especificamente o seu gato é alérgico. Em caso de alergias alimentares, os gatos podem ser alérgicos a praticamente qualquer ingrediente ou até mesmo mais de um. Portanto, se o seu gato está apresentando sintomas de alergias, experimente alimentá-lo com outro tipo de comida, pois ingredientes diferentes podem ajudar.

Nota: uma ração hipoalergenica para gatos pode ajudar a diminuir os sintomas.

2. Alergia à insetos (pulgas, especificamente)

Alergias à insetos, especialmente pulgas, são mais difíceis de acontecer. No entanto, quando um gato vive durante um longo período de tempo infestado de pulgas, ele poderá desenvolver uma alergia à saliva das pulgas. Sendo assim, quando uma pulga mordê-lo, imediatamente ele terá uma reação alérgica à mordida do inseto.

Esse tipo de alergia só pode ser resolvido com a eliminação completa das pulgas e evitando que seu gato pegue-as, prevenindo assim inteiramente a alergia à pulgas.

3. Agentes inalantes

Este tipo de alergia é causada por polens, ácaros da poeira, bolores e outros agentes inalantes. Naturalmente, há muito pouco o que você pode fazer para parar o pólen que é espalhado frequentemente no ar, mas você pode manter suas plantas fora de casa (colocá-las no quintal ou na garagem) e, principalmente, manter a sua casa limpa.

4. Alergia a contato

A alergia a contato é uma forma de alergia que ocorre quando o seu gato entra em contato com algo que eles são sensíveis ou alérgicos. Assim como a alergia alimentar, pode ser extremamente difícil identificar exatamente qual objeto um gato é alérgico.

Enfim, é tudo uma questão de observação

Em algum momento de sua vida, seu gato apresentará alguma dessas alergias mais comuns. No entanto, o básico é observá-lo bem, levá-lo ao veterinário e, se for o caso, aplicar um antialérgico para gatos. Fora isso, não há muito que fazer, já que descobrir ao que especificamente o seu gato é alérgico é uma tarefa completamente difícil.

E o seu gato, já apresentou alguma dessas alergias comuns em gatos? Sabe de algum outro meio de amenizar os sintomas da alergia em gatos? Deixe seu comentário e conte-nos sobre a sua experiência com o seu bichano. Se interaja conosco!

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh