Alimentos proibidos para gatos

Muitas pessoas não conhecem alguns dos principais alimentos proibidos para gatos. Assim como acontece com cães, muitas pessoas acham que devem compartilhar tudo aquilo que comem com seus pets, pois eles são parte da família.

Mesmo fazendo parte de sua família, é essencial entender que humanos e gatos possuem metabolismos muito diferentes. Os gatos não são onívoros como as pessoas, e seu trato digestivo é bastante diferente do nosso. Além disso, muitos alimentos inofensivos para nós são potencialmente fatais para gatos.

Por isso, é importante conhecer os alimentos proibidos para gatos, e quais são os riscos que sua ingestão oferecem para seu organismo:

Bebidas alcoólicas

Embora seja óbvio o risco de dar álcool a um gato, muitas pessoas acham a reação do felino engraçada, e insistem no erro. O álcool causa intoxicação, e mesmo quantidade muito pequenas podem ser suficientes para levar o gato à morte.

Ossos de animais

Embora não sejam exatamente alimentos proibidos para gatos, ossos de galinhas, espinas de peixe e pequenos ossos contidos em peças de carne podem obstruir ou machucar o sistema digestivo de um gato, e sempre é útil evitar essa exposição.

Chocolate, café, chás e bebidas com cafeína

Chocolates e bebidas com cafeína concentram nutrientes como teobromina e teofilina – além da própria cafeína – que levam o gato a vômitos e diarreias em função de sua toxicidade. Além disso, esses nutrientes afetam o funcionamento cardíaco e nervoso do gato.

Alimentos cítricos

Frutas cítricas também estão entre os alimentos proibidos para gatos. Elas causam irritações no sistema digestivo, levando a vômito e diarreia.

Uva e seus derivados

As uvas e todos os seus derivados apresentam uma toxina que é potencialmente perigosa para os rins dos felinos. Por isso, são alimentos proibidos para gatos.

Nozes

Alguns tipos de nozes, como a macadâmia, apresentam toxinas que agem diretamente sobre o sistema digestivo e sobre o sistema nervoso dos gatos, levando-os a problemas musculares, diarreias e vômito.

Leite e laticínios

Boa parte dos gatos, quando terminam seu período de amamentação, desenvolvem intolerância à lactose. Por isso, o leite deve estar entre os alimentos proibidos para gatos, ou – ao menos – entre aqueles dados com pouquíssima frequência e quantidade. Geralmente, seu consumo leva à diarreia.

Cogumelos

Cogumelos – mesmo os comestíveis por humanos – podem conter toxinas perigosas para o corpo dos gatos, causando reações nervosas que podem resultar até mesmo em coma ou morte.

Cebola e alho

Sejam crus, cozidos ou em pó, cebola e alho contém nutrientes que podem danificar as células vermelhas dos gatos, causando anemia. Este é um problema conhecido tanto em gatos quanto em cães, mas os felinos sofrem ainda mais da condição. Por isso, cebola e alho são dois alimentos proibidos para gatos.

Sal

Quando consumido em grandes quantidades, o sal pode levar a um desequilíbrio de eletrólitos que é potencialmente prejudicial para os gatos.

Alimentos doces

Gatos simplesmente não precisam de doces e fontes de carboidratos. Alimentos com açúcar levam à obesidade, à diabetes e a possíveis problemas dentais, e devem ser evitados na alimentação felina.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh