Brazilian Shorthair

Guia de raças: Brazilian Shorthair

Origem e história do Brazilian Shorthair

O gato brazilian shorthair, como o próprio nome sugere, é oriundo do Brasil, responsável por inaugurar o hall de gatos reconhecidos internacionalmente.

Hoje em dia é um gato muito conhecido em todo o país, mas nem sempre foi assim, uma vez que até ser reconhecido pela Federação Brasileira do Gato, em 1985, era considerado um gato de rua assemelhando-se ao British Shorthair e ao American Shorthair, que também eram gatos de rua e foram transformados em gatos de raça.

Brazilian Shorthair

Apesar de ter reconhecimento internacional, ainda não foi amplamente reconhecido por outros órgãos fora do país, isso justifica sua pouca abrangência e fama fora do país. A este fato de deve o baixo interesse em desenvolver a espécie, fato que culmina em poucos criadores que se dedicam ao nosso gato de pelo curto.

Sua origem é baseada em uma raça europeia que veio ao Brasil na época da colonização, o Gato-bravo. Entretanto, apresenta uma peculiaridade, só se desenvolve por meios naturais, nas ruas e aqui no Brasil de forma que sua difusão pelo Mundo acaba sendo comprometido, mesmo com todas qualidades que fazem esse gatinho famoso, como seu ótimo temperamento, sua vivacidade, inteligência, o fato de ser brincalhão e ainda por cima mantem sua independência nata ao mesmo tempo em que se mostra apegado e leal ao seu dono.

Características físicas do Brazilian Shorthair

Com dissemos antes, o gato Brazilian Shorthair desenvolveu seu estilo próprio, o que o define é seu pelo bem rente ao corpo, cabeça e orelhas de tamanho médio, olhos oblíquos, peito largo, pernas de tamanho médio e patas arredondadas.

Possui corpo médio, apesar de ser forte, ainda é menos que o padrão europeu. Fisicamente trata-se de um gato ágil e elegante. Um meio termo entre os diferentes padrões de gatos espalhados pelo Mundo.

O fato de essa raça possuir um corpo médio, forte e equilibrado, determina sua agilidade e contribui para uma grande habilidade de caça.

Suas características básicas não negam sua origem marginalizada, porém acentuada com sua ascendência nobre, agora que possuem reconhecimento internacional como uma raça de fato. Estamos falando de um gato brincalhão, ativo, feliz, inteligente e capaz de aprender as coisas com facilidade, ótimo caçador, resistente a doenças e, além de tudo é próximo ao dono. Em outras palavras, é o companheiro ideal. Mas é importante ressaltar que essa raça é apegada aos seus donos, porém carece de atenção e afeto em seu lar, caso não consiga, ele irá buscar outro lar em que possa viver.

Quanto a sua cor, não possui um padrão de cores específicos, podemos encontrar o brazilian shorthair em uma variada gama de cores de pelos e olhos, que variam de acordo com a cor do pelo.

Temperamento do Brazilian Shorthair

Como já mencionamos previamente acima, os gatos brazilian shorthair são carinhosos e tem uma boa ligação com seus donos, a ponto de segui-los, se mantendo sempre próximo a eles. Entretanto, não podemos confiar de que ele estará ali sempre ao seu lado, por isso é importante sempre dar atenção e carinho ao seu companheiro, um pré-requisito básico, mas que nesse caso é realmente determinante, uma vez que seu gatinho é sensível a atenções e buscará um lugar que seja realmente bem tratado e amado. Para ter um gato da raça brazilian shorthair também é preciso entender que ele não será fiel e apegado somente a você, estamos falando de um gato que gosta de atenção e companhia e mantém um padrão elevado quanto a isso, portanto buscará estar sempre perto de quem lhe oferecer mais atenção, pode ter certeza que ele gostará de todos com quem morar e deles será amigo.

Além disso, o Brazilian shorthair é um gato ágil e inteligente, tem a capacidade de aprender as coisas rapidamente, o que determina sua facilidade em abrir portas, e facilita suas habilidades de caça. Em contrapartida, é extremamente brincalhão e afetuoso, podendo se mostrar um tanto quanto pegajoso em excesso em alguns momentos. Mais um motivo para dar carinho e atenção ao seu animal para evitar que ele fique ranzinza e irritado.

Saúde e Cuidados

Como é necessário em todas as raças de gatos, é preciso escovar o brazilian shorthair com uma frequência regular para manter a limpeza dos pelos e evitar a bola de pelo, com a ingestão de pelo que o gato tem quando vai fazer sua própria higiene. Os banhos não precisam ser frequentes, porém é bom que seja feito para mantê-los limpos, e em caso de gatos com pelagem clara isso se faz mais necessário para evitar que seu gatinho fique com a aparência encardida.

Suas unhas devem ser aparadas a cada duas semanas. É preciso limpar os cantos de seus olhos com um pano macio e úmido para retirar qualquer remela. Quando for limpar, use uma parte diferente do pano para cada região que for limpar, a fim de evitar que se espalhe qualquer infecção. Suas orelhas também devem ser checadas semanalmente, se parecerem sujas, limpe-as com uma bola de algodão ou pano umedecido com uma mistura de vinagre de cidra e água morna. É importante destacar que não se deve usar cotonete, pois podem ferir o interior de sua orelha.

Esses gatos são educados quanto ao lugar de fazer suas necessidades, porém é preciso manter sua caixa de areia limpa, para evitar que eles busquem por outros lugares.

A alimentação do brazilian shorthair é a base de ração, o tipo e quantidade varia de acordo com sua idade. Essa raça só é considerada adulta a partir dos doze meses, portanto, até esse período será necessário uma ração específica para filhotes e deve ser servido em pequenas quantidades, em média 30 a 60 gramas por dia. Após, esse período, quando o gato se torna adulto, deve ser acompanhado com uma ração adequada, assim como a quantidade que aumenta para uma média de 40 a 60 gramas por dia.

Como estamos tratando de um gato ágil, brincalhão e com instinto de caça, pode ser melhor cria-lo em um ambiente espaçoso, como uma casa, onde ele possa correr, brincar e caçar a vontade, sem limitações e sem que sinta preso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *