Como aparar as unhas do seu gato: passo a passo e dicas

Uma dúvida que muitos donos de gato têm é: devo cortar as unhas do meu gato ou não? A resposta para essa questão deve ser de caso a caso. Por exemplo, um gato que não costumar sair e fica sempre dentro de casa não tem a necessidade de manter as suas unhas grandes.

Mas, se o seu gato sai de casa e costuma andar pela rua, não é aconselhável o corte. Isso porque ele pode precisar, em caso de brigas com outros gatos ou até subir em alguma árvore para fugir de algum predador.

Não existe idade para fazer o corte das unhas do gato. Mas, de preferência, comece a fazer isso com ele desde pequeno. Assim, ele vai se acostumar e vai dar menos trabalho na hora do corte.

Existem algumas dicas importantes de como fazer isso. Espere ele ficar relaxado, use um cortador de unhas exclusivo para ele, o alimente antes de começar o corte e etc. Iremos falar mais sobre isso logo abaixo.

Passo a passo para aparar as unhas do seu gato

1º passo: Faça carinho nas suas patinhas – Com isso, ele vai ficar relaxado e vai facilitar o corte das unhas.

2º passo: Espere ele ficar calmo – Nesse ponto, segure a sua pata e faça com que elas fiquem abertas.

3º passo: Continue o carinho – Segure as suas patinhas, na parte superior e inferior, e aproveite para dar petiscos a ele.

4º passo: Coloque uma leve pressão – Com o tempo, ele vai ficar mais tranquilo. Aproveite para pôr um pouco mais de pressão para que as unhinhas dele fiquem visíveis. Lembre-se que você só pode aparar as pontas e nunca, absolutamente nunca, corte as partes rosadas das unha. Isso porque elas têm vários vasos sanguíneos e isso causaria muita dor ao seu felino.

5º passo: Corte – Nesse momento em que as unhas dele estiverem visíveis, e ele estiver relaxado, pode aparar as pontas.

Dicas importantes para cortar as unhas do seu bichano

Saiba onde cortar

As unhas do gato são muito diferentes da unha humana. Então, fique ligado (a) e tenha muito cuidado para não machucar o seu amiguinho.

Faça cortes menores

Por conta do risco de machucá-los, fique atento (a) e faça cortes menores para diminuir as chances de machucar o seu gato.

Espere a oportunidade perfeita

Já imaginou o quanto seria complicado cortar as unhas do gato enquanto ele estiver agitado, correndo e cheio de energia? Por isso, espere a hora certa! Quando ele se alimentar, vai ficar com sono e preguiçoso, e essa será a melhor hora para fazer os cortes.

Em caso de machucá-lo, não entre em pânico

Procure um pano úmido, segure a patinha e espere o sangue parar de sair. Nesse momento, o gato vai estar muito nervoso e a melhor opção é parar de aparar as unhas.

Deixe as ferramentas por perto

Cortador de unha, algodão e tesourinhas. Mantenha-as por perto porque, caso você precise, não vai ficar correndo pela casa procurando as ferramentas corretas.

Corte as unhas uma vez por mês

Claro, o tempo de crescimento da unha varia muito de gato para gato. No entanto, é interessante seguir a regra clássica dos 30 dias. A cada mês, refaça o procedimento.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh