Como dar remédio ao seu gato? Dicas e técnicas

A tarefa de dar remédio ao seu gato pode ser quase tão desafiadora quanto a tarefa de dar um banho nele em sua própria casa. Com um pouco de conhecimento e cuidado, no entanto, dar remédio ao seu gato pode ser muito mais fácil do que você imagina.

Basta saber organizar-se de forma básica, e entender parte do comportamento dos felinos. À medida que a tarefa torna-se recorrente, ele até mesmo pode facilitar o procedimento para você, se as técnicas corretas forem utilizadas.

Saiba como dar remédio ao seu gato sem sofrer desnecessariamente:

Organização é o passo inicial

Antes de dar remédio ao seu gato, você deve estar preparado para realizar todo o procedimento de forma eficiente. Deixe toda a medicação pronta para ser dada a ele, separe uma recompensa gosta para dar a ele no fim e, caso ele seja muito avesso a tomar remédios, separe uma toalha que permita enrolar seus membros.

O simples fato de estar com o ambiente devidamente preparado facilitará (muito) o processo, além de poupar bastante tempo e favorecer que o animal facilite as próximas vezes.

Remédios líquidos

Para fornecer medicação líquida para seu gato, coloque-o em uma superfície reta, preferencialmente dura e lisa, virado de costas para você. Coloque o medicamento em uma seringa sem agulha e, com a mão livre, incline a cabeça dele levemente para cima.

Coloque a seringa no canto da boca, próxima ao fim da mandíbula, de forma que fique entre suas gengivas. Jorre o medicamente apertando na seringa, para que ele seja obrigado a engolir. Certifique-se de recompensar o gato imediatamente após dar o remédio.

Remédio em pílulas ou cápsulas

Para dar remédio ao seu gato no caso de pílulas ou cápsulas, segure o gato na mesma posição anterior, e leve sua cabeça novamente para trás. Segure o medicamento com a conta de seus dedos e, com a mesma mão, utilize o dedo do meio para abrir a boca do felino.

Coloque a pílula no centro de sua língua, tão profundamente quanto possível, para garantir que ele engula. Feche a boca do animal e segure sua cabeça por um tempo, certificando-se de que o medicamento tenha sido devidamente engolida. Imediatamente após ter garantido de que o remédio foi consumido, dê uma recompensa para o gato.

O que fazer se o gato ficar agressivo?

Parte das maiores dificuldades de dar remédio ao seu gato ocorrem quando ele tem medo do que está acontecendo. Neste caso, ele tende a ficar agressivo, podendo arranhar ou morder. Neste caso, aja de forma calma e utilize uma toalha enrolada em torno da parte superior de seu tronco, “bloqueando” o movimento das patas dianteiras.

Certifique-se de que elas estejam adequadamente acomodadas, mas firmes, sob a toalha, para que o felino não acaba se machucando.

Esconder o remédio na comida vale a pena?

Muitas pessoas preferem dar remédio ao seu gato escondendo-o na comida, para que seja ingerido sem ser percebido. Essa é uma ideia especialmente boa para gatos agressivos que costumam morder.

A eficácia, no entanto, depende da forma como animal reagirá. Você precisará observar se ele realmente consumirá o remédio, ou apenas comerá o que está em volta dele. As opções mais comuns são colocar o remédio dentro de um pedaço de queijo. Neste caso, certifique-se de que o gato não comeu apenas o queijo, deixando a pílula de lado.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh