Como ensinar um gato filhote a usar a caixa de areia?

A chegada de um novo felino em casa inevitavelmente traz a grande dúvida em relação à sua limpeza, sobre como ensinar um gato filhote a usar a caixa de areia? Na prática, a maior parte dos gatos acaba aprendendo a realizar a tarefa – alguns deles instintivamente recorrem à caixa de areia, sem precisarem ser ensinados, enquanto outros exigem mais treinamento.

A verdade é que tudo se resume a entender o funcionamento da cabeça e das exigências dos gatos e dar atenção a este fator na hora de ensinar. Em primeiro lugar, é necessário oferecer o ambiente adequado: seu gato aprenderá com mais facilidade se o local onde vive reduz as chances de ter estresse ou medo de forma constante. A partir disso, pode-se começar o processo de ensinar um gato filhote a usar a caixa de areia.

Confira algumas dicas e considerações para treinar seu gato apropriadamente, ainda filhote, a fazer suas necessidades no local adequado:

Os básicos da caixa de areia

Em primeiro lugar, considere a própria caixa de areia: o gato só terá vontade de utilizá-la se a caixa e a areia forem limpas. A areia não pode conter resíduos das necessidades de outros animais, pois é improvável que o gato aceite começar a fazer suas necessidades em uma areia que já contém o cheiro da urina de outro gato.

Pior do que isso: entre uma caixa com areia que já cheira a urina de outro animal e seu tapete limpinho no meio da sala, há uma escolha naturalmente melhor para o gato. Por isso, é importante garantir que a caixa esteja adequada às suas necessidades.

Além disso,  lembre-se de limpar a caixa diariamente e trocar a areia com frequência, para evitar que o cheiro de urina seja constante. Algumas pessoas costumam adicionar vinagre ou suco de limão para neutralizar o odor da urina.

Considere, ainda, que gatos não gostam de fazer suas necessidades perto do local onde dormem ou onde comem. Por isso, coloque a caixa de areia a uma boa distância destes pontos, mas em um local que seja facilmente acessível para o animal.

Como ensinar um gato filhote a usar a caixa de areia?

Com os devidos cuidados a respeito da caixa de areia, é hora de pensar no treinamento propriamente dito. Este processo de ensinamento ocorre através de recompensas que reforçam o hábito de fazer as necessidades na caixa de areia como algo positivo.

Para isso, é necessário que você esteja presente e atento na hora que o gato defecar ou urinar. Gatos filhotes costumam defecar logo após acordarem e logo após comerem ou fazerem exercícios. Por isso, quando isso acontecer, leve-o para perto da caixa de areia e estimule-o a fazer as necessidades sobre a areia. Quando ele ou ela as fizer no local correto, recompense o animal com algo gostoso e adequado para sua idade, e com bastante atenção e carinho.

Se você possui uma rotina agitada e é difícil esperar para observar o momento certo do felino fazer as necessidade, pode ser um pouquinho mais complicado ensinar um gato filhote a usar a caixa de areia. Nestes casos, brinque por alguns minutos com o gato antes de servir sua comida. Em seguida, sirva-a, espere o felino comer e chame-o até a caixa de areia. Quando ele chegar ao local, mexa um pouco na areia para que o gato fique interessado e suba na caixa.

Não é uma garantia de que a técnica funcionará, ou que você acertará a hora que seu gato fará cocô, mas isso aumenta significativamente suas chances. Chame o gato especialmente quando ele encaminhar-se para perto de locais em que já fez suas necessidades fora da caixa. Se necessário e urgente, leve-o até a caixa em vez de chamar – é uma forma menos eficiente, mas talvez necessária em casos em que o gato já desenvolveu hábitos errados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *