Como fazer um gato parar de morder?

É comum que pessoas queiram saber como fazer um gato parar de morder, quando percebem que essa mania desagradável já faz parte dos hábitos do felino. Embora geralmente não chegue a fazer machucados significativos, entender como fazer um gato parar de morder é importante para que ele seja bem adaptado a atividades de socialização.

Embora não haja uma receita com sucesso garantido, existem algumas dicas e procedimentos que auxiliam a fazer um gato parar de morder, e deve funcionar para a maior parte dos gatos. Confira essas dicas:

Tente descobrir os motivos

Há vários fatores que levam um gato a morder com frequência. Em alguns casos, a causa pode ser estresse, frustração ou, até mesmo, uma forma de fazer com que você pare de fazer algum tipo de brincadeira que o desagrade. Por isso, descobrir eventuais motivos para as mordidas pode ser o primeiro passo para fazer um gato parar de morder.

Evite usar sua mão como alvo

É comum que gatos brinquem com “alvos”, dando patadas e mordidas, como uma espécie de exercício para a caça. Quando concentram-se nessa brincadeira, é comum que percam parte de seu “potencial social”, dedicando-se muito a alcançar o alvo. Por isso, evite usar suas mãos como o alvo a ser alcançado, pois a mordida é quase garantida nestes casos. Use brinquedos e itens especiais para este tipo de brincadeira, que ele não associe com partes do seu corpo a serem mordidas.

Interrompa as brincadeiras após as mordidas

Se você percebe que as mordidas são frequentes, uma forma de fazer um gato parar de morder é reforçar a ideia de que morder resulta em falta de atenção. Quando seu gato der uma mordida. Simplesmente pare de brincar e vire de costas, sem interagir mais com ele por, ao menos, um minuto. Depois de algumas repetições deste exercício, ele provavelmente entenderá a associação e evitará morder você.

Pense em deixá-lo “de castigo”

Se simplesmente cortar a diversão imediatamente não for suficiente, uma medida mais drástica de funcionar para fazer um gato parar de morder. Neste caso, quando o felino morder você, interrompa a brincadeira e, sem xingar ou falar com ele, coloque-o de “castigo” em um quarto, saia e feche a porta. Isso o fará entender que há uma conexão entre mordida e término da brincadeira.

Consuma mais energia do felino

Se os problemas com mordida vão além das brincadeiras, sendo comum o “ataque” sem motivo aparente, é possível que seu gato apenas necessite gastar mais energia. Por isso, pense em formas de levá-lo à “exaustão” física com brincadeiras, estímulos e perseguições.

Consulte com o veterinário a respeito do assunto

Em alguns casos específicos, o veterinário ou a veterinária responsável pela saúde do felino pode perceber algum fator relacionado ao sistema nervoso que precise ser tratado para que seu gato seja menos agressivo. O tratamento pode fazer um gato parar de morder através de mudanças na alimentação ou de medicação.

Cuidado com as formas de abordagem

Gatos são seres assustados – você já deve saber disso. É muito comum que donos sejam surpreendidos com mordidas quando pretendem fazer carinho em seu gato ao levar a mão por trás da cabeça, de onde o gato simplesmente não consegue enxergar sua presença. Isso geralmente assusta os animais, e faz com que ele reaja de forma agressiva instintivamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *