Como lidar com o cio dos gatos?

Embora a maioria das gatas para fins não reprodutivos sejam castradas antes do primeiro período de fertilidade, é possível que você encontre-se em um situação em que será possível lidar com o cio dos gatos ao menos uma vez em sua vida, caso costume estar em contato com os felinos.

Se este for o caso, a má notícia é que o período de cio não é exatamente agradável nem para a gata, nem para quem estiver cuidando dela. Quando entra no cio, é comum que uma gata torne-se mais barulhenta, fique rolando pelo chão e sempre tentando encontrar uma forma de escapar para a rua.

Em geral, lidar com o cio dos gatos costuma ser uma tarefa que durante entre quatro e dez dias, a depender da estação do ano e da temperatura local. Por isso, a melhor escolha sempre é encontrar uma maneira de atravessar o período da maneira menos estressante para as pessoas e, obviamente, para o próprio gato.

Confira alguns passos para lidar com o cio dos gatos da melhor forma possível:

Mantenha seu gato dentro de casa

Essa é a mais importante, mais básica e mais essencial de todas as dicas dessa lista. A principal prioridade ao lidar com o cio dos gatos é evitar que a fêmea engravide (a menos que essa seja sua intenção, é claro). A melhor forma de fazer isso é evitar que ela entre em contato com gatos machos não castrados – que geralmente estão na rua.

Uma gata no cio simplesmente atrai gatos machos, que viajarão por quilômetros para encontrar a pretendente. É da natureza de uma gata fêmea que tente escapar de casa para tentar reproduzir, por isso é importante ser estar atento às tentativas da felina.

Demonstre afeto físico em maior intensidade

O processo de lidar com o cio dos gatos envolve entender este período na vida de um animal. Quando a fêmea entrano cio, ela torna-se muito mais propensa a querer afeto físico, ficando carente com muito mais frequência. Por isso, será necessário fazer muito mais carinho, escovar com mais frequência e dar mais atenção ao animal. Isso fará com que ela passe pelo período de forma muito menos estressada.

Gaste a energia extra

Durante o cio, as gata apresentam mais energia do que o normal – o que geralmente as faz querer sair de casa. Por isso, aumente a intensidade e frequência dos exercícios físicos com ela, para gastar essa energia adicional. Use brinquedos que mantenham sua atenção por mais tempo, para pode aproveitar ao máximo o aprendizado.

Favoreça ambientes um pouco mais frios

Além de lidar com o cio dos gatos, você pode acelerar seu término. O cio dura menos em períodos mais frios, podendo chegar a menos da metade da duração em um período de verão, por exemplo. Por isso, se você estiver em um ambiente com ar condicionado, permita que a gata acompanhe você para favorecer a aceleração deste processo.

Tome as providências para evitar que o período se repita

Na prática, lidar com o cio dos gatos é o menor dos problemas de não castrar o animal. A não castração a torna mais propensa a doenças variadas, e reduz significativamente a expectativa de vida do animal, em função das grandes variações hormonais. Por isso, se você não pretende tornar a gata uma reprodutora, leve-a ao veterinário para considerar as opções de castração antes do próximo período de cio.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh