Cuidados com os gatos no verão: dicas e riscos

À medida que o clima mais quente do ano se aproxima, é necessário considerar que alguns cuidados com os gatos no verão são essenciais. Embora o clima quente costume ser mais associado com saúde e atividade, é importante considerar que a mudança de temperatura também oferece alguns riscos aos felinos.

Desidratação e exposição ao calor excessivo estão entre os principais cuidados que devem ser tomados e levados bastante a sério. Confira quais outros fatores devem ser levados em conta em relação aos cuidados com os gatos no verão:

Segurança

Há diversos cuidados com os gatos no verão que precisam ser tomados em relação à sua segurança. Um erro muito comum é deixar o felino dentro do gato por alguns minutos, por qualquer que seja o motivo. O problema é que no verão, o carro aquece rapidamente, e os gatos são menos resistentes que os humanos a este calor.

Eles entram em uma temperatura excessivamente alta de forma muito rápida, e isso pode ser fatal. Nunca deixe seu gato neste tipo de situação, mesmo que a janela fique com uma fresta aberta, ou qualquer outro tipo de medida “preventiva”. O importante é evitar situação nas quais o felino fique sozinho dentro de um carro no verão.

Outro cuidado em relação à segurança está na janela, para quem mora em prédios altos. No verão, é comum deixarmos a janela aberta por mais tempo. É nessa estação que a maior parte de acidentes envolvendo quedas de gatos de prédios acontecem. Por isso, certifique-se de ter telas e proteções nas janelas às quais o pet tem acesso.

Tenha cuidado, também, com as ocasiões nas quais você “prender” o gato em algum ambiente. Se você tem esse hábito ao receber visitas, por exemplo, certifique-se de que esse ambiente não é excessivamente quente, e que o sol não aquecerá essa sala rapidamente.

Opções para refrescar seu gato

Entre os cuidados com os gatos no verão, você pode considerar formas de refrescar seu pet de vez em quando. Isso pode ser, até mesmo, um presente para seu companheiro, uma vez que eles também merecem aquela refrescada em um dia quente.

Você pode encher uma bolsa de água com água gelada para que ele deite em cima, por exemplo, ou simplesmente adicionar alguns cubos de gelo na tigela de água do felino. Outro presente que ele costuma gostar, é enrolar uma toalha em uma garrafa com água congelada, para que o pet possa brincar e deitar sobre.

Cuidados com a água

Além de aumentar o consumo de água dos gatos, o verão costuma aquecer bastante as tigelas, especialmente se elas são expostas ao sol. Certifique-se de que seu gato sempre tenha água fresca e em temperatura agradável.

Proteção contra o sol

Evite que seu gato fique exposto em locais onde há incidência direta de sol, sem cantos protegidos. É muito comum que ocorram queimaduras em gatos no verão, pois as pessoas nem sempre percebem que eles também possuem uma pele sensível, facilmente queimada pela ação solar.

Parasitas

Pulgas e outros tipos de parasitas simplesmente triunfam durante o verão. É no calor que estes pequenos animais reproduzem-se mais rapidamente, e agem de forma mais ativa sobre os felinos. Por isso, um dos principais cuidados com os gatos no verão é certificar-se de que eles estejam devidamente protegidos.

Cuidados com gatos mais velhos ou obesos

Gatos que já estejam mais velhos ou acima do peso possuem uma tolerância ainda menor em relação ao calor. Por isso todos os cuidados com os gatos no verão devem ser redobrados para os felinos nestas condições. Isso é especialmente verdade em relação à temperatura do ambiente e à exposição ao sol.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh