Gato Cornish Rex

Guia de Raças: Gato Cornish Rex

Origem e História do Cornish Rex

Gato Cornish Rex

Cornwall é uma espécie de lugar mágico na Grã-Bretanha. O local foi o berço do Rei Arthur e também de uma das raças de gatos mais ímpares e interessantes existentes: O Cornish Rex encaracolado. Sua origem data de 1950 através de um gatinho revestido com pelo encaracolado oriundo de uma gatinha branca de estimação de Nina Ennismore e Winifred Macalister. O gatinho, nomeado de Kallibunker, se destacou dos outros de sua ninhada com seu pelo estranho, resultado de uma mutação espontânea.

O pai de Kallibunker não pôde ser identificado, porém há indícios de que sua origem seja Ginger, um gato malhado vermelho de cabelos curtos.

Como Kallibunker contrastou com o restante de sua ninhada, Ennismore tentou estabelecer suas diferenças em um novo traço, cruzando os gatos entre si e com outras espécies de pelo curto, mas não foi tão bem-sucedida. Ao encontrar os gatos Poldhu e La Morna Cove, a raça começou a se desenvolver.

LaMorna Cove tinha sido exportada para os Estados Unidos, e seus gatinhos – de uma criação com Poldhu antes de fazer sua viagem através do lago – ajudaram a estabelecer a raça nos Estados Unidos. Devido à falta de reprodutores, os gatos na U. S. foram cruzados com siameses. Um filho de Poldhu, Sham Pain Chas, gerou uma ninhada na Grã-Bretanha em 1960, mantendo a raça viva em sua terra natal. Contribuindo também para a sua sobrevivência foi o nascimento de dois gatinhos de pelo encaracolados na Alemanha Oriental, que possuíam uma mutação compatível com o do Cornish Rex.

Em 1963, a American Cat Fanciers Association e a Canadian Cat Association reconheceram o Cornish Rex, seguido pela Cat Fanciers Association em 1964. Atualmente, a raça é reconhecida por todos os registros de gatos.

Características físicas do Cornish Rex

O Cornish Rex geralmente é de tamanho médio, pesando entre 2 a 4 Kg.

Com seu pelo que mais parece um veludo, corpo magro, esbelto e bigodes encaracolados, o Cornish Rex é um gato elegante. Além de sua pele macia, ondulada e corpo curvilíneo, distingue-se por uma cabeça pequena, de forma oval. Suas características faciais incluem uma testa arredondada, as maçãs do rosto de uma supermodelo, um nariz romano com uma ponte alta e proeminente e olhos ovais que inclinam ligeiramente para cima. Na parte superior da cabeça estendem-se grandes orelhas que parecem como se pudessem puxar sinais de satélite.

O corpo distintivo, um presente dos antepassados ​​siameses do Cornish Rex, é composto de arcos e curvas graciosas. Consiste em um torso longo, esbelto, um peito profundo, uma parte traseira arqueada naturalmente, e uma barriga que curvas suavemente para cima para dar forma a uma cintura pequena. Quadris musculares, coxas e traseira propulsiona o Cornish Rex a grandes saltos.

O pelo encaracolado do Cornish Rex está presente desde o nascimento. Alguns gatinhos atravessam um estágio durante o qual o pelo é liso e estilo camurça, mas quando amadurecem o pelo torna-se ondulado outra vez. Na idade adulta, geralmente entre 18 meses e três anos, o pelo é curto, macio e sedoso, sem cabelos ásperos. O pelo fica perto do corpo em ondas apertadas, como o penteado de uma estrela de cinema dos anos 40.

Seu pelo vem em uma profusão de cores e padrões. Cores sólidas como branco, preto, azul, vermelho, creme, chocolate e lavanda. Eles também vêm em várias misturas de cores e padrões. Dependendo da cor do pelo, os olhos podem ser de ouro, verde ou avelã.

Temperamento do Cornish Rex

Inicialmente, ao conhecer o Cornish Rex é possível que tenha a impressão de que ele seja suave e refinado, porém depois este charmoso, altamente inteligente gatinho deixa seu senso de humor e o amor por atenção tomarem conta e ele caminha para o palco central, pronto para tocar piano, fazer truques ou espantar os espectadores com sua capacidade de abriga o ponto mais alto da sala. Seus dedos longos permitem manipular objetos com habilidade e abrir portas e armários com facilidade. Certifique-se de colocar longe com segurança qualquer coisa que você não quer que ele pegue (e não deixe que ele o veja fazendo isso).

O Cornish é um gato confiante que ama as pessoas e vai segui-los ao redor, à espera de qualquer oportunidade de sentar-se em sua volta ou dar um beijo. Ele gosta de ser manipulado, tornando mais fácil levá-lo ao veterinário ou treiná-lo para o trabalho de terapia.

Se isso não fosse um tanto quanto injusto com um gato, poderíamos descrever o Cornish Rex como “doglike”, ou seja, um gato parecido com um cachorro, e isso se deve à sua vontade de ir buscar os brinquedos, por exemplo. O Cornish Rex é muito ativo, sempre em movimento. Sua velocidade e elegância são dignas de uma Ferrari, com aceleração rápida.

É importante destacar que embora ele seja afetuoso e gentil, ele não é a escolha para alguém que gosta de silêncio. Sua “voz” varia de doce a estridente, e embora ele não seja tão falante como seu antepassado Siamês, ele vai realmente miar caso sinta a necessidade de expressar sua opinião.

Um ponto importante é que o Cornish Rex mantém sua atitude de gatinho até a velhice. Ele nunca perde o desejo de interagir com as pessoas e é mais adequado para uma casa onde ele vai receber o amor e companheirismo constante que ele anseia e precisa.

Saúde e Cuidados

Os Cornish Rex são geralmente saudáveis, mas as seguintes doenças foram vistas na raça:

  • Hipotricose congênita: Também conhecida como calvície hereditária, uma condição que é provavelmente o resultado de um gene herdado recessivo.
  • Hérnia umbilical: Ocorre quando um defeito na parede abdominal, próximo ao umbigo permite que parte do intestino ou outros órgãos abdominais se projetem através da parede abdominal. O último relatório conhecido de hérnias umbilicais na raça era de 1997. As hérnias umbilicais também podem ter causas não genéticas.
  • Cardiomiopatia hipertrófica: Uma forma de doença cardíaca que é herdada em algumas raças de gato, como o Maine Coon, porém a herdabilidade não foi comprovada no Cornish Rex.

Cuidar do pelo do Cornish Rex é extremamente fácil, quase tão fácil quanto passar a mão sobre seu pelo. Alguns gatos Cornish Rex têm um pelo mais longo ou mais macio, e nesse caso você pode precisar de uma escova de cerdas macias ou um pente de dente fino.  Atente-se na hora de escovar o pelo que isso seja feito suavemente para que não quebre seus pelos delicados. Uma das melhores coisas sobre um Cornish Rex é que seu pelo é tão fino que não é muito perceptível em roupas e móveis.

Os banhos raramente são necessários, porém uma vez que esses gatos ficam facilmente com a aparência de sujo, você pode querer aumentar a frequência de banhos por uma questão estética.

É importante escovar os dentes com uma frequência diária, ou no mínimo semanal para prevenir a doença periodontal. Limpe os cantos dos olhos diariamente com um pano macio e úmido para remover qualquer remela e verifique as orelhas semanalmente e evite usar cotonetes, que podem danificar o interior da orelha.

Mantenha a caixa de areia impecavelmente limpa. Como todos os gatos, Cornish Rex são muito particulares sobre a higiene do banheiro.

O Cornish Rex é sensível a temperaturas, sente calor ao menor toque, mas está sempre procurando calor. Se você estiver com frio, ele provavelmente estará com mais. Compre-lhe um casaquinho agradável para ajudá-lo a manter o calor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *