Gato Devon Rex

Guia de Raças: Gato Devon Rex

Gato Devon Rex

Origem e História do Gato Devon Rex

A base genética do Gato Cornish Rex vem do gatinho Kirlee, nascido em Devon, na Inglaterra, no ano de 1959.

Há uma confusão acerca de sua origem, inicialmente pensaram que sua descendência genética fosse a mesma do que a do Cornish Rex, uma raça nascida uma década antes na vizinha Cornualha, mas as criações de teste logo estabeleceram que Kirlee era único, um resultado diferente de uma mutação genética natural.

Como sugerido por seu nome, Kirlee tinha um pelo ondulado. Pouco se sabe sobre a ascendência real de Kirlee, o que temos é que sua mãe era um espécie de gato vadio, e seu pai também tinha um pelo ondulado.

Assim, Kirlee se tornou o progenitor de uma nova raça, o Devon Rex, com o nome fazendo uma mistura de seu lugar de nascimento, Devonshire, com seu pelo ondulado, que tinha uma textura reminiscente a de um coelho rex. Menos de uma década depois, em 1968, um Devon Rex havia emigrado para os Estados Unidos. Em 1979 a Associação Cat Fanciers deu reconhecimento total à raça.

Características físicas do Devon rex

O Devon é conhecido por possuir uma aparência que lembra a de um elfo, com suas orelhas grandes, maçãs do rosto elevadas e olhos impressionantes. Sua característica marcante, no entanto, é a sua pele macia e ondulada. Seu corpo curvilíneo começa com sua cabeça e curvas convexas que dão forma à borda exterior dos lóbulos da orelha, das maçãs do rosto e das almofadas das patas.

O Devon tem olhos grandes, largos-ajustados e de forma oval e as orelhas surpreendentemente grandes ajustam abaixo, na cabeça. Às vezes, as pontas das orelhas são adornadas com pelo fino.

Seu pelo é macio e fino, parecendo estar sem os cabelos ásperos do protetor que caracterizam a maioria dos revestimentos do gato. O corpo do Devon é coberto bem com a pele, mais densamente na parte traseira, nos lados, na cauda, ​​nas pernas, na cara e nas orelhas.

Alguns Devons têm cachos soltos, ficando com uma aparência desgrenhada, enquanto outros têm um pelo que é mais fino, com uma aparência próxima à da camurça. O cabelo na parte superior da cabeça, no pescoço, no peito e no abdômen é um pouco menos denso, parecendo bem baixo e ralo, mas o gato nunca deve chega a ter partes nuas de pelo. Se você alisar o pelo dos Devon com a mão perceberá os ondulações aparecendo imediatamente.

O pelo dos Devons geralmente não tem uma cor principal, pode vir em qualquer cor que seja possível geneticamente, seja cores padrões ou combinações, como sólido branco, preto, azul, chocolate, canela, lavanda e vermelho; Além disso, eles também podem ser malhados, com variações de cores e padrões.

Um corpo de médio porte de Devon é enganosamente delgado, a menos que o gato tenha comido muitos lanches fortuitamente. Seu peso fica entre a média de 2kg a 4kg. Seu corpo geralmente é rijo e musculoso, acompanhado de pernas longas e finas, apoiadas por patas ovais pequenas e uma cauda longa e fina, coberta por umas tiras curtas de peles no final.

Temperamento do Devon Rex

O gatos Devon são espertos e com um nível de atividade moderado. Ele não está em constante movimento, mas ele gosta de aprender truques e jogar de buscar. Os brinquedos do enigma e os brinquedos interativos são um deleite a seu cérebro inventivo e ajudarão mantê-lo ocupado quando você estiver fora de casa.

O poleiro favorito do Devon é no nível da cabeça, no ombro de sua pessoa favorita. Ele tem um interesse vivo em tudo o que está acontecendo e se recusa a ser deixado de fora de qualquer atividade. Conte com ele para ficar o mais perto possível de você, ocasionalmente comunicando suas opiniões em uma voz tranquila. Ele ama as pessoas e acolhe as atenções de amigos e familiares.

Na hora das refeições, o Devon vai tentar sentar-se na mesa da sala de jantar com o resto da família, com uma plena certeza de que que a comida que você preparou é apenas para ele. Ele gosta de comer e vai extrapolar em alguns quilos extras se você não acompanhar cuidadosamente a sua ingestão de alimentos.

Seu lugar preferido para dormir é sob as tampas. Como um míssil de busca de calor, ele alveja os pontos mais quentes que pode encontrar.

Escolha um Devon se você apreciar a companhia de um gato pernicioso, ágil e não se alarme ao vê-lo espreitando para baixo do alto de uma porta, traçando a trajetória para o seu ombro.

Cuidados e Saúde

Os gatos Devon Rex geralmente são saudáveis, mas as seguintes doenças foram vistas na raça:

  • Hipotricose congênita: Também conhecida como calvície hereditária, uma condição que é provavelmente o resultado de um gene herdado recessivo. O Devon Rex naturalmente tem um revestimento muito fino, mas aqueles com menos cabelo do que o normal para a raça são considerados hipotricóticos.
  • Cardiomiopatia hipertrófica: Uma forma de doença cardíaca que é herdada em algumas raças de gato, como o Maine Coon. A herdabilidade não foi comprovada no Devon Rex.
  • Malassezia dermatite: Uma levedura unicelular que causa infecções de ouvido, pele gordurosa e coceira, que é tratada com drogas antifúngicas.
  • Displasia do quadril: Uma malformação do encaixe do quadril que causa instabilidade da articulação do quadril.
  • Urticária pigmentosa: Um problema dermatológico que provoca feridas crostosas no corpo e é tratada com prednisona e ácidos graxos essenciais.

A miopatia de Devon Rex, também conhecida como espasticidade, é uma condição hereditária que se torna aparente entre 3 semanas e 6 meses de idade. Ela provoca fraqueza muscular generalizada, e os gatos se cansam facilmente. Não há tratamento disponível e a gravidade da doença varia. Pode permanecer estável ou progredir.

O pelo ondulado do Devon é fácil de manter. Apenas mantenha cuidado ao tratar seus pelos para não quebrar os cabelos delicados. Em muitos casos, escovar a mão sobre o pelo deles é tudo o que precisa. A melhor coisa sobre seu revestimento é que não solta muito pelo, e é tão fino que acaba não sendo muito perceptível em roupas e móveis.

Os banhos também são raramente necessários a menos que o gato seja branco ou tenha um monte de branco sobre o pelo. Nesse caso, esses gatos podem começar a ficar encardidos se não tomarem banho regularmente.

Escove os dentes para prevenir a doença periodontal. A higiene dental diária é a mais indicada, mas caso não consiga fazer o processo diariamente, se esforce para realiza-lo ao menos com uma frequência semanal. Limpe os cantos dos olhos diariamente com um pano macio e úmido para remover qualquer remela que acumule nos cantos. Use uma área separada do pano para cada olho para que você não corra o risco de espalhar qualquer infecção. Também é importante verificar as orelhas semanalmente, caso pareçam sujas, limpe-as com uma bola de algodão ou pano macio umedecido com uma mistura 50-50 de vinagre de cidra e água morna. Evite usar cotonetes, que podem danificar o interior da orelha.

Mantenha a caixa de areia impecavelmente limpa. Como todos os gatos, Devon Rex são muito particulares sobre a higiene do banheiro.

O Devon Rex é sensível à temperaturas, ele está sempre procurando calor. Se pra você estiver frio, para ele provavelmente estará demais, portanto é bom comprar um suéter agradável ou dois para mantê-lo aquecido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *