Guia de raças: Gato Abissínio

O gato Abissínio é uma das mais antigas que se tem conhecimento. Ainda não se sabe ao certo qual a verdadeira origem dessa raça. Inicialmente acreditava que a sua origem era etíope, e o seu nome é por causa da Abissínia, atual Etiópia. Mas, agora se põe em dúvida a sua origem, e novos estudos dizem que a sua origem foi verdadeiramente no sul do Egito.

A Europa conheceu o primeiro gato Abissínio no século 19. Depois dele participar de uma exposição, ficou famoso e hoje está em todas as partes do planeta. Por conta da primeira e segunda guerra mundial, e de uma epidemia de leucemia felina, o Abissínio quase foi extinta.

Características da raça

– Cabeça grande e orelhas pontudas e espaçadas

– Gato de tamanho médio, e um corpo forte e musculoso

– Olhos grandes e de formato amendoado

– As cores mais comuns são amarelo ouro, âmbar e verde.

– Pelos curtos, mas densos.

– O peso do macho e fêmea na fase  adulta, pode chegar a 8 quilos.

– A altura, em ambos os sexos, chegam a aproximadamente 30 CM.

Comportamento da raça

Esse gato é extremamente inteligente e independente. A independência do gato é indicada para pessoas que não podem passar o dia todo cuidando dele, e dessa forma, ele pode ir se virando sem tomar todo o seu tempo. Ele não gosta de ficar sozinho, mesmo sendo independente.

O Abissínio é um gato que demonstra carinho, atenção e sensibilidade.

Com certeza não gosta de ficar parado o dia todo, por isso é importante ter um espaço no qual ele possa gastar sua energia e brincar. Como é um gato muito ativo e gosta de espaço, não é uma das melhores opções para serem criados em apartamentos.

Como ele é ativo, precisa de atenção no seu pelo. Pelo menos uma vez na semana, tire um tempo para escovar a sua pelagem.

Cuidados com o Abissínio 

O indicado é que se tenha um espaço para ele que possa brincar. Um jardim é o ideal para ele brincar, passar o tempo e gastar energia. Diferente de outras raças, o Abissínio consegue ter uma boa convivência com cachorros, outros gatos, e até crianças.

Essa raça não tem um histórico de doenças. Então, se você o alimentar com uma boa ração, e levar com frequência ao veterinário, com certeza vai viver feliz por muitos e muitos anos.

Antes de concluir a sua compra, pesquise quem são os pais do filhote, e se eles tem algum problema de saúde. Muitos problemas que ocorrem em gatos são herdados dos seus pais.

Considerada uma raça independente, o Abissínio não pode passar muito tempo sem contato com outras pessoas ou animais. Caso for sair por um tempo, sempre é bom deixa-lo brincando com outros animais.

O preço por cada filhote

Para ter um desses fofinhos dentro da sua casa, você vai ter que desembolsar de 1,000 R$ a 2,000 R$. Pesquise bem antes de comprar, você pode encontrar ele com um preço especial em alguns lugares.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh