Guia de Raças: Gato Munchkin

Quem olha o gato munchkin com suas pernas curtas e aparência robusta pode pensar enganadamente que trata-se de uma espécie preguiçosa e lenta. Ao contrário, trata-se de um gato cheio de energia e bastante extrovertido, sempre disposto a brincadeiras e aventuras – mesmo que seu corpo não as favoreça.

Em alguns lugares do planeta, o gato munchkin é chamado também de gato anão, nome derivado da mutação genética que levou a raça às características pernas mais curtas. A característica, no entanto, tornou-se um charme em adição à natureza companheira e divertida da espécie, que é capaz de conviver muito bem em casas com pessoas de todas as idades, sem grandes restrições.

Saiba mais sobre essa simpática e interessante raça, e quais são suas principais características:

História e origens

A origem do gato munchkin é uma das mais debatidas no mundo dos criadores e geneticistas. Para muitos, suas origens remontam o início do século XX, quando há o registro dos primeiros gatos com essa característica genética na Inglaterra. Segundo estes registros, a característica foi obtida naturalmente, a partir de uma mutação genética natural e dominante.

No entre guerras, a raça tornou-se razoavelmente popular na Inglaterra, mas parece ter sumido durante a segunda guerra mundial. Seus novos registros aparecem apenas na década de 1980, quando dois filhotes de pais desconhecidos foram encontrados por uma professora de música nos EUA.

Alguns anos depois, um dos gatos – com livre acesso ao exterior e sem ser castrado – passou a mutação genética dominante para várias ninhadas em Toulouse, que nasceram com as características pernas curtas. Os moradores locais chamaram estes filhotes de Munchkin, em função dos pequenos povos do Mágico de Oz.

Rapidamente, houve interesse no desenvolvimento do gato munchkin como uma raça por si só, o que precisou ser desenvolvido ao longo de mais de uma década. Seu reconhecimento oficial ocorreu apenas em 1995, quando o gato já tinha se tornado bastante popular.

Aspectos físicos

O gato munchkin apresenta um porte médio para pequeno, pesando até quatro quilos. Além de suas pernas curtas, é facilmente identificável por suas orelhas triangulares e olhos inconfundíveis amendoados.

Além disso, seu corpo alongado contrasta com a altura baixa, tornando seu visual bastante característico. A mutação, no entanto, não é um problema físico propriamente dito: o gato munchkin é ágil e plenamente capaz de atividades físicas.

Sua pelagem padrão pode obedecer a comprimentos curtos ou longos, de colorações distintas e sem muitas trocas de pelos durante o ano.

Temperamento e personalidade

No que diz respeito à personalidade, o gato munchkin é uma das raças mais divertidas: trata-se de um gato confiante e extrovertido, que simplesmente não faz nenhuma ideia de suas limitações físicas. É brincalhão e não tem medo de enfrentar outros gatos em brincadeiras mais físicas.

Além disso, a raça mantém os instintos de caça bastante aflorados, e dedica-se bastante à perseguição de pequenos animais e insetos, quando percebe a presença de algum. Apesar do alto nível de energia, ele é afetuoso e receptivo a carinhos, e gosta de colo. Por isso, encaixa-se muito bem em praticamente todas as situações, sem grandes dificuldades de convívio.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh