Guia de Raças: Gato Scottish Fold

O gato scottish fold forma uma raça de beleza ímpar, com suas orelhas que dão um toque todo especial para a sua aparência. Seu porte é médio, sua personalidade é muito dócil e sua história é bastante interessantes.

Trata-se de uma raça ideal para quem busca um animal inteligente e afetuoso, e possui capacidade de dedicar-se a cuidar de eventuais fragilidades da saúde deste animal. No Canadá, é comum ver o gato scottish fold ser chamado de Coupari.

Saiba mais sobre o sempre interessante e afetuoso gato scottish fold, suas principais características, origens, personalidade e cuidados necessários:

História e origens

O gato scottish fold foi acidentalmente descoberto em 1961 por um agricultor escocês. Se nome, aliás, é a junção do país de origem (scottish significa escocês) e da sua principal característica, as orelhas dobradas (fold significa dobra, dobrado).

Este agricultor, chamado William Ross percebeu as orelhas dobradas em uma gata de uma propriedade vizinha, e comprou um de seus filhotes que apresentava a mesma característica. Com este filhote, iniciou um programa de cruzamento que levaria ao desenvolvimento do gato scottish fold nos moldes atuais.

Durante algum tempo, a raça deixou de ser registrada em função das preocupações com os problemas de saúde vindos da manipulação genética das orelhas. Com um programa melhor elaborado, no entanto, foi possível retornar a estado mais saudável.

Isso permitiu que a raça fosse reconhecida em 1973 pela FCA, tornando-se bastante popular nos países da América do Norte e no Reino Unido.

Aspectos físicos

Fisicamente, reconhecer um gato scottish fold é bastante fácil. Tudo se resume às orelhas, marcadas por serem dobrada para frente e para baixo, parecendo desproporcional em relação ao seu tamanho.

Estes gatos nascem com orelhas razoavelmente normais, e ela começam a dobrar em torno de três semanas de idade. As orelhas, depois de dobradas, ainda possuem mecânica capaz de responder fisiologicamente, sendo levada para cima quando há barulhos repentinos, por exemplo.

Quanto à pelagem, a maior parte destes animais possui pelos curtos, mas há variedades de pelos longos, chamados de scottich fold longhair. Originalmente, sua coloração era branca, mas atualmente diversos padrões sólidos são reconhecidos.

Personalidade e temperamento

É no que diz respeito ao temperamento que o gato scottish fold chama a atenção por ser dócil e inteligente. Isso permite que este pet seja, ao mesmo tempo, facilmente treinado, mas goste de afeto físico. Por isso, é adaptável para diversas situações e ambientes, e adequa-se bem a famílias com crianças. Geralmente, a raça escolhe alguém dentro de casa para tornar-se mais apegado.

Saúde e cuidados

Apesar de todas as suas qualidades, as mesmas características que fazem do gato scottish fold tão especial podem atuar negativamente em relação à sua saúde. É comum que, em função de falhas de cruzamento de gatos muito próximos genealogicamente falando, eles apresentem deformidades arriscadas.

O fato de suas orelhas dobrarem, por exemplo, tende a acumular mais cera e favorecer infecções dentro das orelhas, o que deve receber atenção constante dos donos. Além disso, há uma propensão ao superdesenvolvimento dos ossos, gerando deformações no corpo do animal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *