Guia de Raças: Gato Sphynx

Possivelmente entre as raças com o visual mais inusitado de todos o gato Sphynx apresenta características físicas muito peculiares, e uma personalidade amigável e divertida. Não há dúvidas, no entanto, que é em sua aparência que essa raça apresenta seus fatores mais chamativos. O Sphynx também é chamado de gato pelado canadense, que é um descrição quase perfeita.

Trata-se de uma raça com a pele exposta e a aparência com traços finos e alongados. Para muitas pessoas, essas características justificam a escolha da raça como uma das mais belas entre todas, enquanto outras pessoas consideram este o seu maior ponto negativo.

Qualquer que seja sua opinião sobre o gato Sphynx, há muito mais fatores, incluindo os psicológicos e de saúde a serem levados em consideração. Assim como todos os outros gatos, um Sphynx apresenta um perfil bastante específico de personalidade e temperamento.

Saiba mais sobre suas principais características, personalidade e temperamento:

Aspectos físicos

No que diz respeito às características físicas, este é um gato de porte intermediário ou grande, sendo considerado razoavelmente atlético. Quem apenas observa um gato Sphynx, geralmente não percebe que ele é mais pesado do que aparenta.

Outra característica bastante típica deste animal é a aparência de sua cabeça, com suas enormes e largas orelhas que apontam para cima. Seus olhos arredondados e distantes também dão um toque incomum à aparência deste gato.

Mas é na pele, obviamente, que a grande característica de um gato Sphynx surge. Literalmente na pele, neste caso, uma vez que a raça  é praticamente definida de formas gerais pelos pelos muito curtos ou quase inexistentes, que permitem que sua pele esteja aparente. Isso não significa que o Sphynx não possui pelos – essa é uma ideia enganada bastante recorrente.

Passando-se a mão pelo corpo do pet, é possível perceber que ele possui fios finos e muito leves, que tornam sua pele aveludada, o que dá um toque especial à sua aparência distinta. Além disso, um gato Sphynx com pedigree apresenta uma boa quantidade de rugas, que tornam-se mais aparentes em função da quase ausência de pelagem aparente.

Personalidade e temperamento

É na personalidade divertida e no temperamento sempre ativo que a raça alcança a maior quantidade de fãs: eles não se poupam de pular, escalar e subir em móveis, objetos e pessoas. Ele é afetuoso, gosta de contato humano e exige atenção quando decide interagir. Não é possível ignorar um gato Sphynx: ele monopoliza a cena enquanto não recebeu a atenção desejada.

Além disso, é amigável e costuma lidar muito bem com outros animais e pessoas de todas as idades. Sua inteligência é, ao mesmo tempo, muito positiva, mas exige preparo em relação aos donos que querem treiná-lo: a raça pode ser teimosa e tentar dominar o cenário, quando não recebe o tratamento adequado.

Apesar de afetuoso e bastante amigável, é importante que o gato Sphynx exigirá bastante atenção em sua casa. Por isso, não é ideal para lares onde não há pessoas constantemente disponíveis perto dele, ou para rotinas que precisem deixá-los sozinhos por horas.

Saúde e cuidados

Como é de se imaginar, a exposição da pele destes gatos é prejudicial para sua saúde. Sem uma boa quantidade de pelos, eles não são capazes de manter um equilíbrio adequado óleos naturais, o que pode levar a ressecamentos, Além disso, a exposição pode levar a machucados e feridas que podem evoluir para condições ainda mais graves.

Um cuidado especial a ser tomado é evitar a exposição excessiva ao sol, limitando significativamente o tempo em que ele passa fora de ambientes cobertos. Fora tais características, a raça é considerada saudável e resistentes, sem tendências genéticas a desenvolver doenças muito específicas.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh