[Infográfico] Comportamento dos gatos: 12 mitos desvendados

Mitos sobre os gatos infográfico

1 – Têm 7 vidas

A verdade é que os gatos têm uma só vida, que dura em média 15 anos para gatos domésticos e apenas 2 para os de rua.

2 – São noturnos

Os gatos são crepusculares. Eles são mais ativos ao entardecer e ao amanhecer quando há abundância de presa e a caça é melhor.

3 – Amam leite

Um dos mitos mais difundidos na história dos gatos. Na verdade, o leite pode ser muito indigesto para os gatos adultos, podendo inclusive causar problemas intestinais.

4 – Gatos e cães não se dão bem

Embora os cães tenham instinto de caça aos gatos, um cão e um gato podem sim se ter uma boa convivência.

5 – Gatos pretos trazem má sorte

Essa é uma lenda contraditória. Em boa parte do Ocidente, a partir da Idade Média, surgiu a crença de que cruzar com um na rua era azar na certa. No Japão e no Reino Unido, é considerado um bom sinal.

6 – Sempre caem em pé

A queda precisa ser de uma distância mínima de 60 centímetros do chão para que eles consigam se virar a tempo. E se for de uma altura muito grande, mesmo caindo sobre as 4 patas, podem se machucar.

7 – Grávidas não podem viver com gatos

Toxoplasmose é uma doença grave causada por um parasita encontrado em fezes de gato. Simplesmente passe as tarefas de jogar o lixo fora para outra pessoa.

8 – Gatos não podem ser treinados

Os gatos não respondem aos métodos de treinamento baseados em punição. Em vez disso, tente um clicker com o petisco favorito de seu gato ou comida enlatada.

9 – Ronronam apenas quando estão felizes

Ronronar também pode ser um sinal de dor. Como saber a diferença? O contexto e os sinais corporais são a chave. Um gato com dor demonstra sinais de estresse e geralmente mantém distância.

10 – Gatos não precisam de exercícios

Principalmente os que vivem em casa, precisam de exercícios diários. Boas soluções são jogos interativos ou até mesmo uma roda de exercício para gatos muito ativos.

11 – Apegam-se à casa e não aos donos

Gatos têm um forte senso territorial, mas também sabem muito bem quem cuida deles. Em 1952, uma gata persa andou mais de 2.400 quilômetros pelos Estados Unidos até encontrar seus donos, que se mudaram da Califórnia para Oklahoma.

12 – Eles enxergam no escuro

Quase. Eles têm uma visão noturna 10 vezes melhor do que a dos humanos. Mas ainda é preciso haver alguma luz para que uma camada extra de células que existe nos olhos dos gatos possa refleti-la de volta à retina, aumentando a visão.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh