Melhores raças de gatos para pessoas idosas

Gatos são animais independentes, mas – ao mesmo tempo – muito dóceis e companheiros, e escolher entre as melhores raças de gatos para pessoas idosas pode fazer toda a diferença. Isso porque algumas raças específicas são mais companheiras e apegadas a seus anos, além de exigirem menos fisicamente.

São essas as características que definem as melhores raças de gatos para pessoas idosas, garantindo companhia constante e dócil, gerando responsabilidade e propósito sem uma grande carga de trabalho.

Com isso em mente, selecionamos algumas das melhores raças de gatos para pessoas idosas:

Gato Persa

Já clássico entre as melhores raças de gatos para pessoas idosas, o gato persa é uma raça antiga, conhecida desde o século XVII, vindo da região da antiga Pérsia. Estes gatos são conhecidos por sua personalidade calma, por seu apego aos donos e por ser uma excelente companhia.

Além disso, os persas são muito capazes de viver confortavelmente dentro de apartamentos e locais fechados, sem exigir muito no que diz respeito à energia da pessoa idosa. A raça persa é excelente companheira, e é verdadeiramente apegada a seu dono, o que a torna uma favorita entre as mais indicadas para pessoas idosas.

Exótico

Um gato exótico possui uma aparência que faz bastante jus a seu nome curioso. Na prática, essa raça é muito parecida com um gato persa, mas sua pelagem é mais curta, e seu temperamento costuma ser um pouco mais ativo.

Mesmo assim, está entre as melhores raças de gatos para pessoas idosas por manter sua docilidade e afeta, sempre em busca de companhia. A vantagem do gato exótico é que ele tende a ser um pouco mais independente, o que o torna um excelente gato de companhia, mas melhor adaptado aos idosos que mantém uma rotina um pouco mais ativa, não estando sempre em casa.

Angorá Turco

Essa raça proveniente da turquia é uma excelente opção para idosos que ainda podem dedicar-se a um pouco de trabalho diários com a pelagem de seu gato, mas não busquem tarefas muito complicadas.

O angorá apresenta diferentes comprimentos de pelagem que exigem alguma atenção, mas alguns minutos diários são mais do que suficiente. Sua principal vantagem para ter uma posição entre as melhores raças de gatos para pessoas idosas está no comportamento: este animal é dócil e gosta de companhia. Para aquelas pessoas que buscam um parceiro para todas as horas, o angorá é a opção ideal.

Sphynx

A aparência incomum da raça Sphynx esconde parte de suas principais características, assim como sua personalidade dócil. Entre as raças visualmente mais diferentes de gatos, os Sphynx são provenientes do Canadá, onde foram desenvolvidos através de cruzamentos bastante específicos.

Suas pele enrugada e seus pelos curtos fazem com que a aparência destes gatos não o tornem simpático para todas as pessoas. Quem aceitar o visual “diferentão”, no entanto, encontrará um companheiro inteligente e muito carinhoso, capaz de brincar e fazer companhia.

Uma características curiosa desta raça é sua aptidão especial para demonstrar afeto. Diferentemente de algumas raças, o Sphynx costuma recepcionar seus donos em casa, e sempre está em busca de um colo para descansar.

Maine Coon

O maine coon é um gato tipicamente associado aos Estados Unidos, e apresenta uma série de características que o colocam entre as melhores raças de gatos para pessoas idosas. Seu tamanho grande e sua pelagem que dá um tom quase selvagem a gato parecem contradizer a personalidade dócil e carinhosa deste animal.

Ele é tão conhecido como um gato destinado para o convívio com pessoas e outros animais, que é uma das raças mais populares entre terapeutas animais felinos. Isso porque, além de dócil, é uma raça inteligente e bastante resistente. Um maine coon sempre está em busca de companhia, e apresenta um senso muito forte de unidade familiar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *