O seu gato está com febre? Causas e como aliviar

Muitas vezes, não é fácil perceber se seu gato está com febre ou não, especialmente se ele costuma ter uma rotina muito independente. No entanto, é importante dar atenção a este fator, pois ele pode indicar uma série de problemas de saúde no felino.

Para descobrir se seu gato está com febre, é necessário fazer uma rápida medição por seu focinho: quando a temperatura corporal está alterada, o focinho fica seco e quente. Este não pode ser, no entanto, o diagnóstico definitivo: é necessário medir sua temperatura com um instrumento adequado para isso.

Quando a temperatura corporal do gato ultrapassa os 39 graus, este é um indicativo de febre, sendo que acima de 41 graus, a temperatura pode danificar seus órgãos internos.

Entenda mais a respeito da febre felina, como percebê-la, medir e, sobretudo, o que fazer quando perceber o problema:

Causas de febre em gatos

Um aumento aumento na temperatura corporal acima dos níveis seguros é a definição de febre, da mesma forma que ocorre no organismo humano. Este problema pode ser resultado de um ambiente muito quente, do aumento da atividade física ou sintomático de doenças perigosas.

Em geral, representa uma alteração na configuração do hipotálamo, a parte do cérebro responsável por regular a temperatura do corpo. A febre, no entanto, costuma ser um sintoma de condições adicionais. Entre essas principais causas, destacam-se:

  • Infecções variadas;
  • Tumores;
  • Doenças auto-imunes;
  • Respostas do organismo a lesões físicas;
  • Respostas do organismo a certas medicações;

Febres que duram por mais de duas semanas sem razão aparente devem ser especialmente observadas, dado seu potencial ofensivo para a saúde do felino.

Sinais de que seu gato está com febre

Embora tirar a temperatura seja a forma mais eficiente de avaliar o problema, há gatilhos que devem chamar a sua atenção para a possibilidade de um gato estar com febre. Quanto antes você perceber o problema, maiores são as chances de ele não se tornar mais arriscado do que o necessário para as condições de saúde do felino.

Entre estes principais sinais de que seu gato pode estar com febre, dê atenção a:

  • Perdas de apetite;
  • Depressão;
  • Falta de energia ou repentina falta de interesse em atividades físicas;
  • Redução da sede;
  • Redução da frequência com que o gato se limpa (através de lambidas);
  • Respiração rápida ou ofegante;

Em alguns casos, dependendo da causa da febre, os sintomas podem estar associados a vômito, diarreia ou espirros frequentes.

Como medir a temperatura do gato?

Em geral, a melhor forma para confirmar se um gato está com febre é utilizar um termômetro. Em termômetro retal pediátrico é o instrumento mais adequado para o procedimento, e é sempre útil tê-lo em casa para a medição.

Se possível, prefira os digitais, pois possuem menos risco de quebrar e machucar o animal do que aqueles de vidro. Tenha em mãos, ainda, um lubrificante, álcool para esterilizar o instrumento e uma recompensa para seu gato, após o procedimento.

Para fazer a medição, cubra a ponta do instrumento com lubrificante e, com o gato já acalmado e imobilizado, introduza delicadamente o termômetro no ânus do animal. Faça isso sem forçar a inserção, para evitar lesões. Deixe o termômetro no local por cerca de dois minutos, sempre com o gato imobilizado.

Retire o termômetro, faça a leitura e limpe com álcool e papel toalha. Em seguida, forneça uma recompensa comestível para o felino.

O que fazer se seu gato está com febre?

Sempre que  gato apresentar febre por mais do que algumas horas, leve-o à clinica veterinária. Se a medição apresentar febre próxima ou superior a 41 graus Celsius, leve-o imediatamente para um consulta, explicando a situação para que seja dada urgência ao caso.

O tratamento dependerá das possíveis causas, podendo variar desde antibióticos, até simples descanso e hidratação. Nunca tente tratar seu gato sem um consulta prévia, pois as causas da febre podem ser muito variadas e distintas.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh