Por que os gatos miam? Veja as 7 razões pelas quais eles miam

Se você convive com um gato tagarela, especialmente os mais novos, você certamente já se perguntou o por que os gatos miam. Afinal de contas, quem poderia resistir a querer saber o que o seu amigo peludo está dizendo quando mia, não é?!

A maior parte dos sons comuns que um gato emite são autoexplicativos e existem razões pelas quais um gato pode miar constantemente. No entanto, antes de partir para as razões pelas quais o seu gato pode estar miando, vamos começar pelo básico:

 

Por que os gatos miam? E o que há por trás disso?

A fim de descobrir o verdadeiro por que os gatos miam, cientistas se uniram para descobrir a resposta. Foi descoberto que um gato não mia apenas para se comunicar com outros gatos e que a emissão de miados sempre tem uma razão por trás.

Veja o vídeo:

De acordo com Dr. John Bradshaw, um dos veterinários envolvidos na pesquisa, “um gatinho começa a miar para chamar sua mãe. É, basicamente, uma forma de atrair a atenção dela. No entanto, quando o gatinho cresce, o costume de miar é deixado de lado, especialmente pelo fato de que a mãe para de corresponder aos miados, pois quer afastar os gatinhos. Já com os gatos de estimação, eles miam constantemente para seus donos, mais uma vez a fim de chamar a atenção”.

 

Por que os gatos miam: 7 razões pelas quais eles miam

Se você é como a gente, você quer saber o que o seu gato está tentando dizer ao miar constantemente. De “olá” até “estou com fome”, aqui estão algumas razões pelas quais o seu gato pode estar miando constantemente. Vejamos:

 

1. Ele pode estar querendo atenção

Talvez o seu gato queira brincar ou está apenas entediado. Não responda toda vez que o seu gato miar. Em vez disso, preste atenção quando ele ficar calado. Se ele continuar miando, caminhe com ele por alguns minutos.

Caminhar pode ser algo meio excessivo, especialmente se o seu gato for velho. Então, também procure passar mais tempo com o seu gato, afinal, ele é parte da sua família. Brincar com ele também é uma boa ideia, pois além de ser um exercício, é essencial para o bem-estar e felicidade do seu bichano.

 

2. Ele pode estar doente

Emitir miados é uma maneira dos gatos se comunicarem, então, o seu gato pode estar tentando lhe dizer que não está se sentindo muito bem. Os gatos são bons em esconder doenças, mas miar constantemente, fazer barulho e não mostrar interesse algum em comida pode ser um sinal de que ele está doente e precisa de atenção.

Miar constantemente sem razão aparente poderia ser um sinal de hipertireoidismo, gengivite, micose felina ou osteoartrite. Se esse tipo de comportamento é algo novo em seu gato, então leve-o ao veterinário para prevenir futuras complicações.

 

3. Ele simplesmente pode estar com fome

O seu gato pode estar miando simplesmente por que está com fome.

Por exemplo: se você alimenta o seu gato no mesmo horário todos os dias, ele vai fazer desta hora uma espécie de ritual. Assim que chegar a hora de alimentá-lo, provavelmente ele caminhará ao redor do seu pote e emitirá muitos miados, sinalizando assim que está com fome e que chegou a hora de alimentá-lo.

Portanto, certifique-se que o seu gato está recebendo comida o suficiente e que está se alimentando nos horários corretos. Independentemente se você o mantém a base de uma alimentação natural para gatos ou simplesmente ração, é importante alimentá-lo nos momentos apropriados e também não deixá-lo comer demais.

 

4. Ele pode estar estressado

Mudanças na casa, visitas inesperadas, novos animais e muitas outras coisas podem estressar o seu gato. Se o seu gato está miando muito durante essas situações, pode significar algo como “Eu não gostei disso” e “Estou estressado por causa disso”.

 

5. Ele pode estar querendo se reproduzir

Comida Natural Para Gatos

Fêmeas geralmente miam muito quando querem se reproduzir, atraindo assim os machos com seus miados. Os machos também são bem barulhentos nesse período. Portanto, se o seu gato não é castrado, então você vai ouvir muitos miados.

 

6. Ele pode estar querendo te usar

Se o seu gato está miando excessivamente, pode ser por que ele aprendeu que esse tipo de comportamento irritante vai levá-lo ao que ele quer. Neste caso, a melhor coisa a se fazer é ignorar seus miados.

Se o seu gato lhe usa para conseguir o que ele quer quando mia, para reverter esse comportamento é só dar-lhe comida quando ele estiver completamente quieto.

Certifique-se de dar-lhe atenção quando ele estiver calmo e ignore-o quando ele miar excessivamente, mostrando assim que esse comportamento irritante não leva a lugar nenhum – é praticamente a mesma coisa que fazemos com nossos bebês.

 

7. Ele simplesmente pode estar dizendo “Olá”

O seu gato pode estar miando simplesmente para dizer “Oi”. Bem simples assim.

 

Acima de tudo, nunca repreenda seu gato!

Enfim, interaja com o seu gato e tente acalmá-lo se os miados estão se tornando preocupantes. E nunca, mas nunca repreenda o seu gato pelo simples fato de ele estar miando, mesmo excessivamente, pois além de ser desagradável, pode gerar medo e insegurança – o que resultaria em muitas outras complicações comportamentais.

E você, entendeu o verdadeiro por que os gatos miam? Já teve experiências semelhantes com o seu bichano? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh