Queda de pelos em gatos: causas e como resolver

Se você busca informações sobre queda de pelos em gatos, a primeira coisa que deve saber é que há situações em que isso é normal, e não deve ser motivo de preocupação, e outras que são indicativo de algum problema de saúde.

Depois do inverno em locais um pouco mais frios, por exemplo, é comum que gatos percam os pelos adicionais que cresceram para o inverno, e isso não deve ser causa de preocupação. Se, por outro lado, o felino perde muitos pelos sem motivo aparente, é hora de dar atenção à questão, para garantir que isso não seja um indicativo de problema na saúde do animal.

Se você percebe o gato ou gata coçando-se com frequência e lambendo-se ainda mais que o normal, isso pode ser um forte indicativo de problemas de saúde. O excesso de coceiras e atenção à pele podem levar a feridas, infecções e aceleração da queda dos pelos. Procure observar a frequência, os locais e se está ocorrendo algum tipo de reação na pelagem do animal em função da intensidade das coceiras.

Além disso, confira nosso material a respeito de queda de pelos em gatos, causas comuns, preocupações e cuidados que devem ser tomados:

As causas mais comuns de queda de pelos em gatos

Na maior parte dos casos, a queda de pelos em gatos é causada por motivos que não devem gerar grandes preocupações. De qualquer forma, é necessário certificar-se em uma clínica veterinária de que a condição não é grave. Entre os motivos mais frequentes para esta queda, destacam-se:

Alergias

Alergias são a principal causa de queda de cabelo. Assim como qualquer pessoa, um felino pode ter uma infinidade de causas para alergias: comidas, insetos, pólen, poeira e certos medicamentos estão entre os motivos mais comuns.

Como forma de aliviar as coceiras alérgicas, gatos tendem a lamber e arranhar o local afetado, o que pode levar a pontos em que simplesmente não haja mais pelos. O tratamento geralmente envolve medicamento ou aplicação tópica de produtos que curem a alergia, e evitar a exposição do gato à sua causa novamente.

Parasitas

Pulgas, carrapatos e outros parasitas causam o mesmo efeito que as alergias, no sentido de levar os gatos a coçarem com muita intensidade, até o ponto em que começam a perder muitos pelos. O tratamento, por óbvio, consiste em livrar-se destes parasitas o quanto antes.

Infecções por fungos

Fungos também levam à queda de pelos em gatos. O mais comum deles causa um pequeno ponto na pele em que o gato perde todos os fios, e este trecho aumenta aos poucos, até que forme um grande círculo sem pelos sobre a pele. É importante perceber a condição rapidamente para iniciar o tratamento com pomadas e cremes para eliminar a ameaça.

Estresse e ansiedade

Há uma condição bastante conhecida que leva à queda de pelos em gatos chamada alopécia psicogênica. Trata-se de uma condição na qual o gato está estressado e aumenta a frequência de lambidas e coçadas por seu corpo, levando à perda de pelos e, em casos mais graves, desenvolvimento de feridas e infecções. É necessário aliviar as condições que levam a este estado mental para tratar este problema.

Fatores genéticos

Gatos de raça pura pode apresentar certas condições de saúde que favorecem a perda de pelos. Isso é especialmente comum para algumas espécies – notadamente os gatos himalaia. É importante pesquisar o histórico dos reprodutores de um gato antes de comprá-lo se você tem preocupação com a queda de pelos.

Quais os tratamentos para a queda de pelos em gatos?

Tudo dependerá da causa do problema. Não existe a doença específica que resume-se à queda de pelos: o sintoma sempre é resultante de outras condições que devem ser tratadas para evitar essa consequência.

Por isso, é providencial ir à clinica veterinária para saber qual o tratamento adequado para cada situação, evitando tratamentos para causas que podem não ter nenhum tipo de correlação com a condição do gato.

Leave a Reply

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh